Qualidade e Excelência – Qual o segredo?

Prélis Fabrica Tijolo

As origens da Prélis Cerâmica, Lda, antiga J. Monteiro & Filhos, Lda, remontam a 1927, tendo ao longo de todos estes anos procurado fabricar produtos de elevada qualidade. A paixão pela cerâmica e a experiência acumulada ao longo de 4 gerações, aliadas à tecnologia e à inovação levou-nos à construção de uma unidade fabril capaz de produzir soluções inteligentes aplicadas à construção, arquitetura e decoração de ambientes.

Matérias Primas selecionadas e adequadamente trabalhadas, numa linha de produção inovadora, para produzir de acordo com os mais exigentes padrões de qualidade, são alguns dos segredos que explicam a qualidade do tijolo Prélis, reconhecida por todos aqueles, que de norte a sul de Portugal e pelo mundo, já tiveram a oportunidade de aplicar o tijolo Prélis.

Sempre que entender que os nossos produtos e serviços poderão ser-lhe úteis, a nossa equipa de profissionais qualificados encontra-se ao seu dispor para qualquer tipo e esclarecimentos e apoio nos seus projectos.

Responsabilidade Ambiental

A Sustentabilidade Ambiental é uma das prioridades da Prélis – Smart Ceramics, desde o seu primeiro dia, sem comprometer a qualidade dos produtos e contribuindo de forma decisiva para superar as expectativas dos nossos clientes e parceiros. Deste modo, assegura a manutenção das funções e componentes dos ecossistemas de modo a que continuem viáveis, capazes de se auto-reproduzir e se adaptar a alterações, preservando uma maior biodiversidade.

Prelis Style (17) - Forest
O processo de cozedura das argilas utiliza uma fonte natural de energia, a biomassa florestal, um recurso renovável e menos poluente comparativamente às combustões com recurso a combustíveis fósseis. Esta fonte de energia, quando utilizada de forma sustentável, tem a capacidade de se converter numa fonte inesgotável de energia, e com um balanço nulo de emissões de CO2.
A implementação de iniciativas de reflorestação e de limpeza de manchas florestais com vista a compensar as emissões geradas são um dos principais desafios da empresa. Através das práticas implementadas de gestão sustentável de floresta, a empresa contribui para a mitigação de dióxido de carbono para a atmosfera, conservação dos solos e recursos hídricos, bem como a prevenção de emissões na fonte.
Todos os produtos são 100% recicláveis e reaproveitáveis, permitindo que as peças de argila danificadas sejam recicladas e incorporadas como inertes em novos materiais e soluções de construção, obtendo assim um impacto ambiental nulo.
A Prélis preocupa-se em reduzir ao máximo todos os resíduos produzidos pela empresa, assim, os resíduos provenientes do processo produtivo são reintroduzidos no sistema permitindo um total reaproveitamento, sem comprometer a qualidade final dos produtos acabados.

Inovação

A Prélis – Smart Ceramics acredita que a superação diária está na capacidade e determinação em inovar, explorando novas ideias e estando sempre de olhos postos no futuro, só assim é possível obter vantagem num mercado tão competitivo como o da Indústria Cerâmica e oferecer soluções inteligentes adaptadas às necessidades actuais de cada mercado.

Nesse sentido a empresa promove junto dos seus colaboradores e parceiros a geração de novas ideias e o aperfeiçoamento dos processos de desenvolvimento e fabricação dos produtos, num sector em que é fulcral reinventar e descobrir novas soluções com características inovadoras, capazes de entrar em novos segmentos e nichos de mercado.

De forma a fortalecer relações com a comunidade académica, a empresa desenvolve diversas parcerias e iniciativas nas áreas da Investigação e Desenvolvimento com diversas Instituições Portuguesas de Ensino Superior, aproximando os estudantes do mercado atual e proporcionando uma troca de experiências e ideias em que projectos de interesse comum, porque só assim é possível oferecer mais e melhores soluções aos seus clientes e parceiros.

Mensagem do Administrador

Luis Ferreira, Administrador do Grupo Prélis

“Continuar a fazer o mesmo da mesma forma só pode dar os mesmos resultados, logo a mudança é inevitável. Sabemos também que os recursos são cada vez mais escassos. Face a estes dados, a pergunta é: qual a fórmula para a saída da crise? A resposta é simples: Produzir mais com os recursos que temos. E nós Portugueses até já provámos de que individualmente somos dos melhores do Mundo. Basta-nos apenas conseguir fazer bem mas em grupo, e aí é que está o problema, logo será nesta área onde deveremos concentrar as nossas energias.

Hoje estão a surgir conceitos como, economia circular, inovação colaborativa, simbiose industrial, entre outros. Todas estas ferramentas têm como objetivo final potenciar uma mais eficiente utilização dos recursos disponíveis. Estamos assim perante novas oportunidades para desenvolver produtos e soluções únicas, que satisfaçam as necessidades não de um mercado, mas de um cliente específico.

A Industria de construção debate-se ela mesmo com grandes desafios que de certo modo estão inseridos nos conceitos anteriormente referidos, tais como Edifícios NZEB (Nearly Zero Energy Buildings), qualidade do ar interior dos edifícios, durabilidade das construções, custos, impacto dos edifícios na coesão das famílias. Estes e muitos outros temas são de resolução multidisciplinar, e que ultrapassam em muito, a missão de um mero fabricante de produtos cerâmicos para a construção, mas que, cada vez mais o consumidor e as autoridades nacionais obrigam a dar resposta.

A cooperação entre os vários agentes que intervêm no processo construtivo é obrigatório, mas apenas para aqueles que querem continuar no mercado. Nós, Prélis, estamos focados para trabalhar com todos aqueles que entendam que em conjunto somos mais fortes do que a mera soma das nossas individualidades.

O nosso futuro coletivo depende hoje mais do que nunca da nossa capacidade de trabalhar em conjunto.”

Parceiros